Voltar

18/05/2016 - 20:43:02

Reitor do IFRO e Governador Confúcio Moura surpreendem alunos da mediação tecnológica

O projeto ‘Ensino Médio com Mediação Tecnológica’ é da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) executado em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Reitor do IFRO e Governador Confúcio Moura surpreendem alunos da mediação tecnológica.

O projeto ‘Ensino Médio com Mediação Tecnológica’ é da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) executado em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Era transmitida a aula de matemática quando os professores Alex e Luci interromperam a programação e anunciaram uma surpresa. Na volta da vinheta, estavam posicionados no estúdio o reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, a secretária estadual de educação, Fátima Gavioli, o secretário adjunto de educação, Márcio Félix, o desembargador do Tribunal de Justiça (TJ), Isaias Fonseca, e o professor de Geografia, Thales Gomes.

 “Viemos aqui parabenizar os alunos pela determinação em continuar estudando onde quer que estejam, o formato de educação a distância oferecido pela SEDUC, em parceria com o IFRO é a prova de se unirmos forças vamos melhorar a qualidade do ensino em Rondônia”, disse o reitor.

O governador declarou que oferecer o ensino médio a distância, atendendo alunos de Porto Velho, distritos, cidades do interior, regiões ribeirinhas, quilombolas e indígenas é “uma revolução no estudo, que oportuniza o estudante, valoriza o professor e melhora a qualidade do ensino”.

A Secretária, Fátima, se emocionou ao participar de uma transmissão de aula a distância, ela explicou que o projeto surgiu a partir da falta de professores em regiões mais afastadas da capital e comemorou dizendo que “as lágrimas nos meus olhos são de felicidade, ao conseguir tornar realidade a possibilidade de oferecer ensino igual para todos, com aulas que a partir de um estúdio chegam a quem já não tinha mais expectativa de estudar, é emocionante”.

O desembargador  Isaías Fonseca disse estar “impressionado com a qualidade da transmissão e dos recursos produzidos para ilustrar as aulas e torna-las mais dinâmicas e atrativas”.

Por meio da mediação tecnológica e o chat, os alunos opinaram sobre a visita das autoridades, mandaram abraços e elogiaram o formato de aula implantado em parceira com o IFRO, lançando a #mediaçãotecnologicabombandoemrondonia .

A MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

O programa de  ‘Ensino Médio com Mediação Tecnológica’ é da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), com execução feita pelo IFRO. O programa começou a sair do papel em fevereiro de 2016.

As videoaulas de ensino médio inicialmente eram gravadas, até que em abril as teleaulas começaram a ser transmitidas ao vivo, direto do estúdio do IFRO (Instituto Federal de Rondônia), Campus Zona Norte Porto Velho.

Os professores são selecionados pela SEDUC e passam por treinamento junto a Equipe HR DIGITAL, que além de instruir a performance dos professores, produz materiais audiovisuais de apoio pedagógico às aulas, uma das ferramentas oferecidas para prender a atenção do aluno a distância. “Dessa forma é possível unir ao conteúdo dos professores, ilustrações e exemplos práticos criados por uma equipe de profissionais especializada em produção audiovisual, através do Departamento de Produção de EaD do IFRO (DEPEAD), prestamos uma espécie de assessoria, oferecendo esses materiais.

É papel do Instituto Federal contribuir com a educação no país, esses alunos que hoje fazem o ensino médio em breve serão alunos do IFRO, pela qualidade de ensino que está sendo passado aqui”, disse a chefe do DEPEAD Ariadne Félix Quintela.