Voltar

23/05/2017 - 21:46:27

HR digital faz cobertura do XLI Fonaje - Fórum Nacional de Juizados Especiais

“O Fórum reuniu cerca de duzentas pessoas, entre elas 132 magistrados de 21 estados brasileiros”.

Nos dias 17, 18 e 19 de maio aconteceu o XLI Fonaje, Fórum Nacional de Juizados Especiais, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia. Em média duzentas pessoas, entre elas 134 magistrados, se reuniram em Porto Velho para o evento. O evento é organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) em parceria com a Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON) esse encontro comemora as duas décadas de instalação do fórum, com tema “Fonaje 20 anos: A democratização de acesso à justiça.”

O Fonaje é um espaço que promove a troca experiências com palestras, debates e oficinas onde são explorados temas sobre políticas públicas, judicialização da saúde e outro temas relacionados ao poder judiciário, com o objetivo de resolução de conflitos, além de levar cidadania aos lugares mais longes de difícil acesso.

Além do evento, os magistrados participaram de uma atividade prática que faz parte  da programação do fórum: A visita ao Projeto Justiça Rápida, na localidade de São Carlos.

E no último dia de programação o atual ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Brusk, se fez presente destacando a importância do evento, bem como  sobre a ética e compromisso dos magistrados com a sociedade.

“São praticamente vinte anos de luta em torno de algumas ideias, destacadamente essa ideia de buscarmos métodos de solução mais simples, rápido para as comunidades mais carentes e agora que o sistema jurídico abraça essa ideia, e essa ideia é nossa e também dos juizados especiais. Nós promotores, advogados e defensores públicos lutamos por essa ideia”. Finalizou o ministro.