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09/03/2017 - 16:01:15

HR Digital agora com mais um canal de transmissão de aulas no IFRO

As transmissões via satélite a partir do Estúdio 2 já são possíveis. Unidas às que já eram transmitidas pelo Estúdio 1, as videoaulas fazem parte do projeto da SEDUC: Ensino Médio com Mediação Tecnológica, em parceria com o IFRO.

Inaugurou nesta segunda-feira (20) mais um canal de transmissão das aulas do projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica, da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO.

As vídeoaulas da já eram transmitidas pelo Estúdio 1, agora contará também com o Estúdio 2, dessa forma as disciplinas serão transmitidas de forma simultânea e em tempo real.  Os estúdios de EaD do IFRO contam com equipamentos audiovisuais de qualidade e com tecnologia de ponta.

A professora da disciplina de Língua Inglesa, Doralice Alves, é uma das professoras recém inseridas no projeto. Ela acredita que esse projeto seja a melhor invenção dos últimos tempos. “O retorno deles em relação as nossas aulas é lindo. É maravilhoso saber que,  mesmo que o  professor fale para uma câmera de TV, sem saber quem está do outro lado te assistindo, através do chat, eles mantém contato com a gente, perguntam, interagem, é uma resposta imediata”. 

Com 25 anos de experiência em salas de aulas convencionais, a professora fala sobre o desafio de encarar esse novo formato de educação. “É minha primeira experiência e um grande desafio, porque o professor tem que planejar a aula com muita antecedência, e isso é bom em todos os sentidos, o melhor pra mim é o fato de eu saber que é cem por cento aulas”.

A parceria que o IFRO tem com a SEDUC tem o objetivo de levar a educação profissional concomitante ao ensino médio, estudar o ensino regular e o técnico ao mesmo tempo. Miguel Zamberlan, Diretor-Geral do IFRO campus Zona Norte, fala sobre a experiência da mediação tecnológica: “a gente entra nessa parceria justamente ofertando ensino técnico, com conhecimento da área de educação transmitida por meios tecnológicos. A oportunidade surge quando o aluno consegue, ao término do ensino médio, também ter uma certificação de curso profissional, o que ajuda muito”.

Para impulsionar o marcado de trabalho, mão de obra de qualidade, o IFRO investe na oferta própria de cursos EaD a 25 pólos, e com a parceria da SEDUC, chega a um número maior de municípios, alcançando  mais de 100 pólos.

A inauguração do novo canal, e estúdio de transmissão, representa a ampliação, tanto do IFRO, em relação a estrutura e alcance de sinal, bem como da SEDUC, que dão seqüência ao projeto, atendendo os alunos que chegaram ao 2º ano, e dando as boas vindas aos novos alunos, que iniciam agora o 1º ano do ensino médio.

Ensino Médio com Mediação Tecnológica

O programa de Ensino Médio com Mediação Tecnológica é da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).  A transmissão das vídeoaulas é feita pelo IFRO, por meio de uma parceria.  O início das transmissões de aulas se deu em fevereiro de 2016, com sucesso.

“O Ensino Médio com Mediação Tecnológica é uma política do Estado de Rondônia que prioriza os preceitos obrigatórios estabelecidos nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio, nos parâmetros curriculares nacionais, bem como nos demais documentos que compõem a legislação educacional vigente”. Explica Giovanna Gvozdanovic, Coordenadora Geral do projeto.

Segundo os gestores do projeto, o Ensino Médio com Mediação Tecnológica tem o objetivo de democratizar o acesso de adolescentes, jovens e adultos, das comunidades rurais, à ultima etapa da Educação Básica. Explicam ainda, que o projeto adotou a mesma solução idealizada, e implementada, pela SEDUC/AM, que passou a adotar as modernas tecnologias de informação e comunicação em favor da educação, com a idéia de vencer barreiras geográficas da região e a falta de professores habilitados em regiões como aldeias indígenas, comunidades quilombolas, distritos. 

O projeto tem uma iniciativa importante o que garante o comprometimento do governo do Estado de Rondônia em promover o fortalecimento e o desenvolvimento do ensino médio tecnológico.

Outros fatores relevantes do projeto são combater as desigualdades sociais e educacionais em defesa de um ensino de qualidade e democrático para todos; fazer investimento dando prioridade ao atendimento de jovens, oferecendo um ensino de formação que proporcione melhores condições de cidadania, de trabalho, e, principalmente, inclusão social de estudantes deste segmento populacional. 

“Temos como firme propósito garantir condições sociais e dignas para jovens das populações rurais,  que possibilite a reconstrução de conhecimento, e dando oportunidade para a entrada no mercado de trabalho, contribuindo assim, com o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou a responsável pela Medição Tecnológica no Estado, Giovanna Gvozdanovic.

E é por meio de uma rede de serviços de comunicação multimídia que as comunidades rurais têm acesso a uma moderna plataforma de telecomunicação, com instalações físicas adequadas, que fica no Departamento Produção Audiovisual de Educação a Distância, no IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte.

A metodologia conta com aulas ministradas e transmitidas ao vivo, em dias letivos. Os alunos assistem às vídeolaulas numa sala de aula adaptada ao formato, numa escola da comunidade sempre sob a orientação de um professor presencial, que é o elo entre alunos e professores, por meio de um chat, atualizado em tempo real, garantindo a comunicação eficaz  entre os participantes desse processo de ensino e aprendizagem. Todas as vídeoaulas são traduzidas para linguagem de sinais (LIBRAS), para que todas as pessoas, independentemente de quaisquer deficiências, possam receber e entender o conteúdo programado.

 A importância deste projeto se dá pela necessidade da universalização do Ensino Médio e também o atendimento as comunidades com difícil acesso em relação a demanda. É uma ação que tem um impacto imediato, alcance social e capaz de expandir a oferta de vagas do ensino médio, oferecendo uma infraestrutura de suporte aos gestores do poder público que promove inclusão digital em comunidades distantes.

O projeto foi implantado em 2016, com atendimento ao 1º ano do ensino médio, e em 2017, está também atendendo ao 2º ano do ensino médio.

No ano passado atendeu  2 mil alunos, em 85 escolas, distribuídas em 60 municípios e distritos. Para o ano de 2017 a previsão é atender 55 novas escolas, em 1.300 novos alunos. No atendimento geral, em 2  anos, o projeto deverá atender a 140 escolas e 3 mil alunos. Por meio deste projeto que os alunos tem a possibilidade de concluir a educação básica em sua própria comunidade.

“O projeto é relativamente novo,porém, de acordo com parecer técnico sobre o desempenho do ano de 2016, já existem dados concretos da viabilidade e eficácia do ensino mediado pela tecnologia”. Afirma a coordenadora, Giovanna Gvozdanovic.

Índices

De acordo com os dados colhidos pela SEDUC, verifica-se que o 1° ano do ensino médio regular em 2015, teve (75,26%) de alunos aprovados e o 1° ano do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (82,96) de alunos aprovados em 2016. Percebe-se que o projeto Ensino Médio com Mediação tecnológica teve o índice elevado de alunos aprovados em comparação ao 1° ano do Ensino Médio Regular 2015.

Os índices de alunos retidos do 1° ano do ensino médio regular foram de (14,19%) e o 1° ano do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (2,91%). Conforme aponta o gráfico, o 1°ano do Ensino Médio Regular teve índice (11,28%) de reprovação acima do 1° ano do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica. Ou seja, o 1° ano do Ensino Médio com Mediação tecnológica teve índice baixo de reprovação em 2016, referente ao 1°do Ensino Regular no ano de 2015.

Índice geral de alunos aprovados, retidos e desistentes do 1° ano do ensino médio regular 2015 e 1° ano do projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica em 2016.

Como toda mudança de paradigmas condiciona a resistência, o projeto também vem sofrendo alguns preconceitos. E é através deste projeto de qualidade no ensino será possível revolucionar e democratizar a educação.

HR Digital

É através da HR Digital que os professores da SEDUC recebem treinamento, um curso de formação, com duração média de 20 horas, onde eles aprendem como ministrar suas aulas, como devem falar, se vestir, entre outros pontos importantes diante das câmeras.

São aulas teóricas e práticas. A ideia é preparar esses professores para o novo ambiente e adaptá-los ao novo formato de aulas.  A HR Digital é responsável também  por produzir conteúdos audiovisuais que são veiculados dentro das aulas, como matérias jornalísticas, simulações, enquetes entre outras mídias, como alternativa para chamar a atenção do aluno, e abordar, de forma diferente e interessante, temas relacionados às aulas de uma forma mais interativa e dinâmica.

A HR Digital também é a empresa contratada, por meio de licitação, para manter os estúdios IFRO. Todas as transmissões e produção de conteúdos audiovisuais são de responsabilidade da HR.