Voltar

13/06/2018 - 18:06:37

Escola de conselho: IFRO, através da HR digital, oferece curso de capacitação para professores de nove estados brasileiros em Rondônia

Para muitos, esse é o primeiro contato com o EAD.

O que é o curso?

O curso é uma capacitação para a escola de conselhos da Amazônia legal, um curso voltado para aqueles que irão ministrar e produzir conteúdo para capacitar conselheiros tutelares nos nove estados brasileiros que compõem a Amazônia legal.

São 14 profissionais que incluem juízes, advogados, pedagogos, psicólogos, agente de serviço social entre outras áreas de profissão, de vários estados brasileiros como: Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão, Brasília, Fortaleza. São profissionais que lidam diretamente com o direito da infância e da juventude.

“Essa formação é muito importante porque é um curso inédito no Brasil, nós já tivemos aqui no Instituto Federal de Rondônia duas edições da escola de conselhos, mas essa escola de conceito especificamente ela vai abranger uma parte bem maior, então nós capacitávamos conselheiros em Rondônia e agora nós estamos com essa parceria da SBH, que é dos direitos humanos que abrange nove estados. São uma média de quase nove mil vagas”.  Disse professora e chefe do DEPEAD – Departamento de produção EAD do IFRO, Ariadne Quintela Félix.

Durante os dois dias de formação os professores tiveram conteúdos relativos a formação, como a questão da postura, a melhor forma de comunicação, comportamento no vídeo e imagem e outros cuidados estéticos que precisam ter no vídeo. Bem como a elaboração de materiais didáticos que incluem apostilas, cadernos, livros e slides. Todo conteúdo e dicas relacionado ao vídeo foram colocados em prática dentro dos estúdios de transmissão de aulas que o IFRO possui.

É o primeiro contato deles com a educação à distância, são profissionais que sempre trabalharam com ensino presencial, alguns deles são professores de educação infantil, mas a maioria nunca teve contato com EAD, é o primeiro com essa proposta de ensino.

Marcos Levi Nunes, de Fortaleza é educador social tem Licenciatura Plena em Filosofia, Mestrado em Sociologia. Já atuou em atividades como: Consultor da Rede de Prevenção de Abusos de Menores de Santo Antão e Cabo Verde, Coordenador do Núcleo de Articulação dos Educadores Sociais de Rua de Fortaleza, Pesquisador do "Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência", Tutor no curso “Enfrentando o CRACK: Capacitando agentes do SUAS e SUS”, Membro da equipe de sistematização da “Carta de Princípios às Instituições que realizam atendimento às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual” entre outras atividades que com o mesmo foco social. Destaca a importância desses dois dias de cruso de formação.

“Pra mim especificamente eu tenho pouquíssima experiência com EAD então tá lidando com essa plataforma de ensino, de forma específica abre um leque de possibilidades e acesso a conselheiros tutelares, pra mim isso é o mais interessante a gente vai dialogar com mais de vinte mil conselheiros tutelares, isso é fantástico. Pra mim educação exige vínculo, exige sensibilidade e eu fico muito preocupado como professor nesse caso se eu vou conseguir construir esse vínculo e essa sensibilização desses alunos, desses conselheiros a partir de uma câmera. Então é uma adequação da minha metodologia, esse fenômeno do EAD, e ai é também um desafio”

“Toda relação com o Instituto Federal é sempre muito atrativa, a potencialidade tecnológica, a possibilidade de ser EAD, as aulas ao vivo, o estúdio e toda a disponibilidade que o IFRO tá é cedendo ai pra essa parceria tem chamado muito atenção e eu tenho certeza que é um bom curso. Eu já participei em outros cursos em EAD com temas diferente mas para o mesmo público, mas em contato onde a gente possa fazer uma aula com transmissão ao vivo, com curso onde a gente ouve como se portar e como se vestir, a forma de falar com a fonoaudióloga orientando essa é a primeira vez e eu tô muito satisfeita com essa possibilidade com esse convite”.

João Batista Saraiva, de Porto Alegre é advogado, consultor na área de direitos da Criança e do Adolescente. Foi juiz de direito, Promotor de Justiça e Pretor no Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito, é professor universitário, com atuação na graduação e pós-graduação, com atuação na escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul e no curso de pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público do RS.

Desenvolve diversas atividades acadêmicas na América Latina e na África, na área da Justiça Juvenil. Conferencista conhecido no Brasil e no exterior, com notório conhecimento em sua especialidade, tem diversos livros e artigos publicados. É atual presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos e do Adolescente – IBDCRIA/ABMP. Destaca a sua visão sobre o curso de formação, oferecido pelo Instituto Federal de Rondônia – IFRO.

“Esse curso é muito importante, é uma inciativa espetacular acho que o ministério de direitos humanos anda muito bem, esse apoio do IFRO, o IFRO foi muito importante porque acho que a qualificação e a formação de conselheiros tutelares do Brasil é um fator estratégico para o desenvolvimento nacional. É necessário que a gente busque aprimorar o funcionamento dos conselheiros tutelares. A gente avalia que há um déficit de formação de experiências profissionais desses homens e mulheres que estão investido nessa função. E acho que essa escola de conselho, esse curso na metodologia de EAD que permite o atingimento de centenas, milhares, estamos falando de aqui em quatro mil homens e mulheres conselheiros nessas instâncias diversas de atuação em toda região amazônica. Acho que a equipe de formadores foi selecionada está muito mobilizada, muito bem equipada, muito motivada para executar esse trabalho acho que são diferentes olhares e experiências distintas”.

A HR conta com profissionais capacitados para oferecer o melhor conteúdo para o aperfeiçoamento profissional de professores.